top of page

Segurança digital


Você já deve ter ouvido ou lido, várias vezes, a expressão segurança digital. Segurança digital é a não violação da confidencialidade, integridade e disponibilidade de autenticidade de documentos e dados pessoais.

No ataque realizado no mês de Maio, aproximadamente 300 mil computadores em mais de 100 países, foram afetados; esse episódio serve de alerta a todos que utilizam computadores para se atentarem para a necessidade de medidas de proteção.

Entre os cuidados necessários vale a pena mencionar a atualização de sistemas operacionais e o uso de um bom e também atualizado antivírus. Nesse último ataque o "WannaCry", nome do vírus utilizado, "sequestrou" dados. Para ter de volta o acesso aos arquivos é necessário uma "chave". Então os criminosos basicamente tentam vender esta chave aos usuários. O pagamento em geral é cobrado em bitcoins, que é uma moeda virtual.

Além das dicas de segurança já mencionadas é muito importante ter um backup de suas informações, que podem ser reinstalados em caso de um ataque.

Esse último ataque ganhou grandes proporções porque as pessoas não atualizam seu sistema operacional com frequência e ainda outros não sabem como realizar esse procedimento de atualização.

Vale a pena lembrar que precisamos evitar abrir e-mails ou links suspeitos. Calma! Você não precisa ser expert para reconhecer um e-mail ou anúncio como malicioso; ao passar o mouse sobre o link recebido ele "mostra" o endereço para onde você será enviado se clicar; nesses casos endereços estranhos não devem ser clicados.

Na era digital podemos afirmar que informação não tem preço!!! Por isso seus backups precisam ser feitos com uma rotina de regularidade. Um HD externo é uma das formas mais práticas e simples para proteger seus dados.

Também não basta ter um bom antivirus. Esse mecanismo de defesa precisa ser diariamente atualizado para que possa identificar e deter uma ameaça.

Então fique atento as dicas acima e sempre que tiver dúvida procure um técnico qualificado!

Quer tirar pleno proveito de seu computador ou melhor ainda, quer se destacar no emprego atual ou conseguir uma vaga no concorrido mercado de trabalho? Procure uma das escolas que utilizam o sistema de ensino Compuway mais perto de você e conheça nossos cursos e pacotes.

Compuway - Desenvolvendo talentos como você!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page